O projeto “Leituras Que Quebram Muros – Histórias Que Libertam”, tem, como propósito, oferecer às mulheres reclusas a oportunidade de expressar as suas experiências, sentimentos e criatividade, através da escrita e da ilustração de histórias. Este projeto promove a valorização da identidade dessas mulheres, incentivando a produção literária e artística no contexto prisional.
Através de oficinas de escrita criativa e ilustração, orientadas por profissionais da área, as participantes tiveram a oportunidade de desenvolver narrativas baseadas nas suas vivências, sonhos ou situações imaginárias.
Aos leitores desta mensagem, queremos transmitir uma certeza: a de que têm em mãos um caderno ilustrado muito especial, com as produções realizadas nas residências artísticas, com o objetivo de ampliar a voz dessas mulheres para além dos muros da prisão.
Além de oferecer uma ferramenta de expressão e autoconhecimento, a iniciativa contribui para a reinserção social, fortalecendo as competências comunicativas, artísticas e emocionais das participantes.
Através da arte e da literatura, as Leituras Que Quebram Muros Histórias Que Libertam ” propõem um novo olhar sobre a vida dessas mulheres, demonstrando que as suas histórias têm poder e merecem ser compartilhadas.
Aos Templários de Guimarães o nosso bem haja por acreditar no projeto e apoiar a sua concretização. Continuem do nosso lado para continuarmos esta causa!
À Rita e ao Rui o nosso muito obrigada pelo empenho e carinho que depositaram em cada residência!
Ao EP, as palavras serão sempre muito insuficientes para agradecer a forma extraordinária como receberam o projeto!
Parabéns a todas as participantes! Continuem a sonhar e a acreditar!
Diretora da Associação Ajudaris e Coordenadora do projeto Rosa Mendes






